Entenda o Que é Transformação Digital e Como Ela Ocorre em Empresas

O conceito de transformação digital já é uma realidade no contexto corporativo atual, porém, são poucos os empresários que o compreendem efetivamente. Essa é a era do conteúdo na comunicação, porém, ser digital vai muito além de se inserir num universo de produção para a web. É necessário saber como utilizar as ferramentas que reduzem o abismo que existe entre os públicos e as empresas.

Afinal, o que é transformação digital?

A transformação digital dentro das companhias é muito mais profunda do que somente criar setores em que são utilizados computadores e outros recursos tecnológicos. Trata-se de uma mudança estrutural em que o relacionamento da marca com seus consumidores e potenciais consumidores é transformado. Num momento em que há acesso a uma infinidade de dados é necessário saber como usar as informações assertivamente.

Nesse processo de transformação digital as organizações utilizam os seus recursos como forma de dar uma resposta mais rápida aos desafios que mudam cotidianamente. O atendimento das necessidades dos clientes se torna mais eficiente e com isso se tem o fortalecimento do vínculo entre as partes. Essa transformação se mostra uma das estratégias mais inteligentes que empresas de diferentes setores podem adotar.

Tecnologia aplicada na operacionalidade

Algo importante que os empresários precisam compreender é que, atualmente, a tecnologia deve estar mais presente na operacionalidade (na maneira como o cliente é atendido) do que propriamente na comunicação. Mesmo que os seus produtos ou serviços não envolvam tecnologia serão reconhecidos pela forma como atuam online, seja por aplicativos ou site.

Obviamente que a presença da sua marca no âmbito digital é determinante para alcançar engajamento e consequentemente o sucesso, porém, isso de nada adiantará se no momento de contato entre o consumidor e a sua companhia houver um sistema engessado e ultrapassado.

Para se ter uma ideia estima-se que no momento atual em torno de 67% da jornada do comprador acontece online. Essa porcentagem tende a crescer significativamente ao longo dos próximos anos. A tecnologia estabelecer a possibilidade de ter um canal direto de comunicação com os clientes, saber aproveitar isso é primordial.

Experiência do cliente

Nos últimos anos muito se tem falado a respeito da importância de oferecer uma experiência inesquecível para que o cliente seja fidelizado. Esse conceito está se fortalecendo, as pessoas já utilizam a experiência de compra como um fator diferenciador para a escolha desse ou daquele produto/serviço. As companhias que desejam se manter no mercado a longo prazo precisam entender que a sua experiência digital é a marca que oferecem para o seu cliente.

Como a transformação digital acontece numa empresa?

O planejamento de uma estratégia de transformação digital começa da mesma forma que qualquer outro tipo de planejamento para o futuro de uma organização, ou seja, com foco na avaliação do cenário que se tem. O gestor deve avaliar quais são os potenciais desafios que irá encontrar em seu caminho, as mudanças bruscas que podem acontecer em seu segmento bem como quais são os processos de estruturação que estão em andamento.

Com todos esses tópicos devidamente expostos o gestor deve pensar de que maneira as tecnologias digitais podem impactar positivamente os processos que estão transcorrendo. Estar aberto e disposto a empreender as mudanças é fundamental para dar início a essa árdua jornada. Devo alertar que a tecnologia acarretará em movimentos disruptivos em todos os setores em algum momento.

Essencialmente a transformação digital é um processo que se dá nas seguintes etapas:

– Digitalização;

– Desmaterialização;

– Desmonetização;

– Democratização;

– Disrupção.

O mais eficiente é que as organizações instituam a auto-ruptura, não espere a mudança crucial acontecer para mudar, mude antes que ela se materialize.

Desenvolvimento dos pilares humanos com a transformação digital

Quando o assunto é transformação digital se deve ter atenção a maneira como as empresas estão se adaptando à nova realidade instituída. Não adianta manter uma estrutura hierarquizada e rígida enquanto se estabelece no mundo digital. Os recursos humanos da companhia devem ser utilizados com o máximo de cuidado e foco em alcançar o máximo do seu potencial.

Além de ter uma comunicação digital eficiente é necessário que as organizações que desejam se transformar digitalmente desenvolvam uma relação mais dinâmica em termos de operações, experiência oferecida aos seus clientes, modelo de negócios e também relacionamento com os colaboradores. Os pilares que sustentam a atuação da empresa no mercado devem ser construídos com segurança para que ela se mantenha sempre firme.

A tecnologia é uma aliada

Hoje em dia já está claro que a tecnologia é uma aliada para o crescimento das organizações, porém, ainda existe alguma dificuldade por parte dos empresários em ter essa compreensão clara. Mais do que possibilitar acesso direto aos consumidores é uma ferramenta que permite chegar mais longe para se fortalecer no mercado.

Fonte: Marcus Marques

Compartilhe: