O que é nicho e como isso pode impactar o sucesso do seu negócio

Você sabia que ter um nicho bem definido está diretamente ligado ao sucesso do seu negócio? Vamos te contar rapidinho porque escolher um nicho é tão importante e também como dar os primeiros passos para definir o seu.

Nicho é nada mais nada menos que uma parcela mais afunilada de um mercado. É uma segmentação feita para tornar o seu negócio mais estratégico e competitivo, principalmente, se você empreende em mercados com muitos concorrentes.

Já imaginou ter que competir diretamente com empresas que dispõem de milhões para investimento em marketing, com produtos super conhecidos e renomados? Seria um pesadelo, não é? Principalmente, se você está começando e tem recursos limitados.

A solução é focar em um problema mais específico para resolver, de um público mais específico, com dores e anseios semelhantes, assim fica mais fácil se destacar no mar de concorrentes.

Além disso, posso te dar outros bons motivos para pensar em definir o seu nicho logo após ler este e-mail:

  • Ser reconhecido como uma autoridade: Como toda a sua comunicação e produtos estão focados em atender uma parte menor de pessoas ( isso não significa que são poucas ), esse público começará a perceber você e sua marca como referência muito mais rápido do que se você fosse generalista.
  • Criação de uma comunidade que ama o seu negócio: Se o seu negócio ajuda, verdadeiramente, as pessoas a solucionar os seus problemas, naturalmente, os seus conteúdos e produtos serão indicados e compartilhados pelos seus clientes. Ter uma rede de pessoas que apoiam e divulgam o seu negócio é extremamente valioso.
  • Controle maior sobre o quanto você cobra: Quando se está em um segmento com menos concorrentes é mais fácil educar o seu possível cliente que o seu produto vale o preço que você cobra, afinal você é especialista no que faz e a disputa por preços não é tão forte.

Não há dúvidas de que nichar é importante para o sucesso do seu negócio. Mas antes de te dar algumas dicas para você encontrar o seu próprio nicho, olha só alguns exemplos de segmentações interessantes:

  • Mercado: Saúde
  • Nicho: Alimentação saudável para mulheres grávidas

 

  • Mercado: Tecnologia
  • Nicho: Apps para pessoas com deficiência visual

 

  • Mercado: Moda
  • Nicho: Loja de camisetas com estampas de animes

 

  • Mercado: Beleza
  • Nicho: Produtos próprios para cabelos cacheados

 

Percebeu que não é tão difícil quanto parece? Então, observe as dicas abaixo para você começar a definir o seu nicho.

Tenha paixão pelo seu nicho

Parece clichê, mas é estratégia. Começar e continuar um negócio é um processo que pode ser demorado e difícil, principalmente, no início. Se você não está conectado com o nicho em que trabalha, dificilmente construirá uma comunidade ou se tornará referência no mercado. Procure definir um nicho que realmente seja aquilo que você ama fazer, falar e estudar sobre. O processo vai ficar muito mais fácil assim.

Resolva problemas

Pense em problemas que você pode resolver, mas seja especialista em resolver apenas um. É comum ver empreendedores que iniciam querendo vender vários produtos, que resolvem muitos problemas ao mesmo tempo. Lembre que quanto mais você foca, mais valor as pessoas vêem nas suas soluções.

Estude a demanda

Só afunilar ao máximo um segmento de mercado não é certeza de sucesso. A escolha de um nicho deve envolver também um estudo de dados concretos sobre o quanto há de demanda de produto por esse público.

Aproveite as oportunidade que os seus concorrentes não enxergam

Os seus concorrentes podem ser o seu principal meio de pesquisa. Grandes organizações não conseguem atender bem todos os seus clientes. Sempre há pessoas nas redes sociais dessas empresas apontando problemas que elas têm que não são bem resolvidos. Esses comentários podem ser grandes oportunidades de ideias de nicho para você atuar.

Agora que você já sabe por onde começar, que tal aproveitar o momento e já partir para a prática? Te desafio a iniciar o seu processo de escolha de nicho agora. O primeiro passo pode ser ir até as redes sociais de empresas que você se inspira e procurar comentários de pessoas com dores que ainda não estão sendo atendidas. Você pode ter uma explosão de ideias só fazendo isso.

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