Por Que Toda Empresa Deve Ter um Diferencial Competitivo?

Ao decidir abrir um negócio próprio é interessante que os empreendedores pensem a respeito de qual será o diferencial competitivo do seu empreendimento diante da concorrência. Ter um atributo único que ofereça uma vantagem indiscutível para os seus clientes é essencial para fidelizá-los e para consolidar a sua marca no mercado. Esse diferencial deve ter uma natureza que não permita que seus concorrentes possam em algum momento oferece-lo também.

Diferencial competitivo: Fidelização dos clientes

Reflita durante um breve momento e responda: você acha que os clientes da sua companhia irão comprar sempre dela e jamais questionar a possibilidade de conhecer melhor um concorrente? Certamente você sabe que a fidelidade da clientela não é exatamente o laço mais confiável de ser mantido a médio e longo prazo, no entanto, existem mecanismos que ajudam a tornar esse relacionamento mais profícuo.

A verdade é apenas uma, os consumidores estão sempre em busca de diferenciais que lhes ofereçam vantagens que podem ser econômicas ou até mesmo relativas a experiência de compra. Os consumidores devem ter um motivo bem claro para retornar, algo que só encontram junto a sua marca e que seus concorrentes não têm como oferecer. Para saber se a sua organização tem esse diferencial se coloque no lugar dos seus clientes e responda com toda a sua sinceridade se você compraria seus produtos com as condições atuais.

Definindo um diferencial competitivo

Agora que você já sabe o que é conceitualmente um diferencial competitivo e qual a sua relevância deve estar se perguntando como definir um para o seu negócio. Esse processo deve ser pautado pelo entendimento de que se trata de definir um motivo pelo qual os consumidores irão comprar a sua marca em detrimento das vantagens que os concorrentes eventualmente possam oferecer.

– Preço

Certamente esse é um dos primeiros diferenciais que vem a mente de muitos empreendedores que estão entrando no mercado. Fique atento somente para cair numa armadilha, isto é, ficar tão focado em oferecer um preço menor e mais competitivo que se descuida da qualidade do produto ou de uma margem de lucro adequada para a sustentabilidade da sua companhia no mercado a longo prazo.

Faça um estudo completo da concorrência conhecendo as marcas que vendem mais barato, no mesmo preço e mais caro que a sua empresa. Compare seu produto com os produtos dessas representantes tentando definir o que pode oferecer de vantajoso (melhor) que as mais baratas e de mesmo preço assim como o quanto pode cobrar menos que as mais caras. O consumidor faz esse exercício de comparação o tempo todo então basta que você pense como quem vai comprar da sua marca.

– Qualidade

Outro ponto com potencial de ser trabalhado como diferencial competitivo é a qualidade do produto. Saiba que a partir do momento que uma marca diz ao mercado que tem um produto melhor que os demais deve realmente oferecer essa qualidade que apregoa, pois os consumidores estarão sempre vigilantes quanto a sua entrega ou não.

Além disso, é fundamental que seja feito um trabalho de comunicação intenso para que os consumidores possam conhecer a existência desse diferencial qualitativo. Seu público não vai adivinhar que seu produto é mais econômico ou duradouro que os demais, por exemplo.

– Pontos de venda

A facilidade com que o consumidor tem acesso aos seus produtos também pode ser usado como um diferencial competitivo. Ter seus produtos disponíveis em lojas que fiquem mais perto do público-alvo ou então na internet – quando os concorrentes ainda não conseguem estender seu braço online – pode fazer com que a sua marca seja a escolhida.

– Gestão assertiva de estoque

Esse pode ser um diferencial competitivo se tiver reflexo na criação de ofertas e atendimento de demandas sazonais dos consumidores diferentemente da concorrência. Saber quais são os exatos momentos em que o público mais precisa de um item e assim conseguir ofertar em maior quantidade pode fazer da sua marca reconhecida por sua eficiência e dessa forma ser escolhida nas próximas vezes que os consumidores precisem comprar esse tipo de produto.

– Prazo e controle de entrega

O imediatismo é uma das bases do estilo de vida que as pessoas têm hoje em dia e dessa forma oferecer um prazo menor de entrega assim como a possibilidade de ter mais controle sobre o processo de entrega pode ajudar a fidelizar mais consumidores. Lojas virtuais que estabelecem parceria com transportadoras podem ser reconhecidas como mais confiáveis por quem precisa comprar online.

Não subestime o poder de oferecer uma experiência mais agradável para o seu consumidor. Para muita gente a questão essencial na hora de fechar a sua compra é ser bem atendido e ter acesso ao que deseja mais rapidamente.

Fonte: Marcus Marques

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